Dissertação
Simulation model for assessing passengers' dwelling patterns: case study of Lisbon T2 EVALUATED
A presente dissertação visa avaliar e eventualmente propor, através de um modelo de simulação, alternativas para a configuração espacial da área restrita do terminal 2 do aeroporto de Lisboa. De modo a atingir estes objectivos, uma revisão da literatura foi realizada antes do mais, de modo a recolher as principais abordagens e conclusões de outros investigadores relativamente à modelação de pedestres, processos aeroportuários de passageiros, modelos de escolha discreta, retalho em aeroportos e comportamento de consumo de um modo geral. Uma vez anotadas as características individuais mais determinantes para as actividades não-aeronáuticas dentro de um aeroporto e destacadas as ferramentas computacionais mais utilizadas, um modelo de simulação genérico foi desenvolvido, através do software AnyLogic, visando representar o processo de chegada de passageiros vindos da verificação de segurança, o modo de funcionamento do processo de escolha discreta dentro de um conjunto finito de alternativas e, por fim, a etapa do embarque. Este modelo genérico foi de seguida aplicado a um caso de estudo específico (o terminal 2 do aeroporto de Lisboa) e a situação actual foi analisada através de parâmetros de desempenho definidos pelo autor. Esta análise permitiu constatar que a configuração do espaço comercial poderia ser melhorada, tanto do ponto de vista dos passageiros como das entidades gestoras do aeroporto. Seis alternativas foram então propostas e simuladas – quatro de entre elas revelaram-se interessantes e geradoras de melhores resultados globalmente, sendo a melhor das quatro uma combinação de três modificações distintas no posicionamento relativo das instalações dentro do actual layout.
novembro 27, 2015, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis
CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability
Investigador Doutorado