Dissertação
Impact of vertical track stiffness variations in railway infrastructure maintenance EVALUATED
Planeamentos estratégicos eficientes de manutenção da via férrea são uma prioridade para administradores de infra-estruturas ferroviárias. Ferramentas de análise tornaram-se fundamentais para atingir os níveis de desempenho e produtividade desejados no sistema. Trabalhos de investigação desenvolvidos na área confirmaram a importância das variações de rigidez vertical na conservação da via devido à influência nos impactos dinâmicos na interface roda-carril, que afectam a degradação geométrica da via. Inovadoras técnicas de medição têm sido desenvolvidas nas últimas décadas, permitindo estudos detalhados sobre o impacto das variações de rigidez na qualidade geométrica da via. O presente trabalho estuda a Iron Ore Line (Mambanan), no norte da Suécia, onde circulam os comboios com maior carga/eixo da Europa. O principal objectivo é a avaliação da influência das variações de rigidez da via na qualidade e conservação da mesma. Primeiro, analisa-se as variações temporal/espacial da rigidez vertical, obtida por um equipamento de medição inovador. Apesar de reduzida, verificaram-se valores mais elevados de rigidez coincidentes com medições realizadas no Inverno. A influência de infraestruturas presentes na via na existência de variações de rigidez foi também analisada e confirmada. Avalia-se a relação entre o histórico de manutenção e os níveis de rigidez da via e presença de infraestruturas. Encontrou-se relação entre os factores apontados. Finalmente, avalia-se a influência de variações de rigidez na qualidade da via e taxas de degradação anuais do nivelamento longitudinal. Apesar de dispersão nos resultados, verificam-se correlações estatisticamente significativas entre as taxas de deterioração máximas ou médias e a variação de rigidez medida.
dezembro 3, 2014, 11:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Patrícia Alexandra Afonso Dinis Ferreira
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar