Dissertação

Estrada de S. Marcos, Vila Franca de Xira – Análise de soluções de estabilização geotecnica EVALUATED

Em Portugal, todos anos, especialmente nos mais chuvosos, verifica-se a ocorrência de inúmeros movimentos de vertente, muitos deles com elevados prejuízos sociais e económicos. Existem inúmeras soluções para contenção e estabilização aplicadas em taludes que acomodam plataformas rodoviárias. Pretende-se descrever as principais causas de instabilização de taludes, bem como as soluções de estabilização mais adequadas. Em particular, o caso de estudo, restabelecimento do troço rodoviário da Estrada de São Marcos, no Calhandriz, permite exemplificar os procedimentos inerentes à concepção e execução de um projecto de estabilização. Nesta análise são contemplados principalmente a execução de trabalhos de estabilização, de escavação, de fundações profundas, de aterro e de drenagem. As soluções utilizadas são diversificadas, incluindo estacas, microestacas, muros de suporte e uma extensa rede de drenagem. Para além da descrição dos processos envolvidos apresentam-se, também, os fundamentos teóricos para compreensão das técnicas utilizadas, realizando-se uma apreciação qualitativa e comparativa das diversas soluções adoptadas e projectadas. A solução implementada nos cerca de 100 m de troço a restabelecer encontra-se dividida em quatro secções tipo o que nos diz muito sobre a especificidade e complexidade desta intervenção, bem como a extrema importância da elaboração e correcta implementação de uma plano de instrumentação e observação, tanto no decorrer da obra bem como durante a sua exploração. Por fim, procedeu-se a uma modelação numérica da solução, bem como a apresentação de duas outras soluções alternativas.
escorregamento, estruturas de contenção, estabilização de taludes, instrumentação

novembro 17, 2014, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alexandre da Luz Pinto

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Prof Auxiliar Convidado