Dissertação

Modelação numérica e dimensionamento de vias-férreas em laje de betão – comparação com vias balastradas EVALUATED

O aumento de velocidade e de circulações diárias de serviços de alta velocidade reflecte-se numa crescente necessidade de manutenção na tradicional via balastrada que continua a apresentar uma degradação acentuada, motivando assim a investigação de soluções alternativas. É neste enquadramento que surgem várias soluções de via não balastrada optimizadas para garantir uma grande estabilidade estrutural e manutenção reduzida. No entanto, a falta de experiência na sua aplicação e o custo de investimento inicial desencorajam actualmente a sua utilização. Deste modo, esta dissertação surge no âmbito de estimar o comportamento estrutural para efeitos de dimensionamento de uma via em laje de betão (sistema Stedef) e a sua comparação com a via balastrada, com especial foco às configurações presentes no caso de estudo Chauconin na linha de alta velocidade francesa LGV-Est. Serão desenvolvidos modelos tridimensionais de elementos finitos que serão sujeitos a um processo de validação através de campanhas experimentais realizadas pela administração ferroviária SNCF. É realizada a comparação estática entre a tipologia Stedef e a via balastrada, bem como um estudo paramétrico a várias características da via em laje visando a optimização do seu dimensionamento. É ainda avaliada a comparação do comportamento estrutural com as tipologias Rheda 2000 e Bögl, como também a sua resposta a variações de rigidez da plataforma. O modelo desenvolvido consegue estimar de forma aproximada o comportamento estático da via, tornando-se numa importante ferramenta de ajuda ao dimensionamento e optimização da via em laje Stedef com as consequências inerentes no seu custo de ciclo de vida.
Infra-estrutura ferroviária, via em laje, stedef, via balastrada, modelação por elementos finitos, dimensionamento estrutural

novembro 27, 2014, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia Alexandra Afonso Dinis Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar