Dissertação

Modelo de gestão de ativos da via-férrea baseado em análise probabilística de custos por ciclo de vida. Aplicação ao caso da Rede Ferroviária Nacional EVALUATED

O aumento da eficiência com os custos em operações de manutenção e renovação (M&R) foi sempre uma preocupação por parte dos gestores ferroviários. Atualmente, esta é uma necessidade ainda maior tendo em conta a situação económico-financeira do país e da REFER. De entre os gastos anuais, a maior fatia dos custos das operações de M&R diz respeito à superestrutura de via, cujos componentes mais se degradam em função da circulação ferroviária. Os princípios da Gestão de Ativos e da análise de Custos por Ciclo de Vida (CCV) desempenham, para um gestor de infraestruturas, um papel fulcral na otimização e redução dos custos, ao permitirem uma tomada de decisão mais fundamentada do ponto de vista técnico e financeiro. Com esta dissertação pretendeu-se construir um modelo de gestão de ativos por CCV aplicado à superestrutura de via instalada na rede ferroviária nacional de via-larga que, ao receber os inputs definidos pelo utilizador relativos às atividades de M&R e das características da superestrutura de via instalada, efetua a calendarização das renovações isoladas de carril, travessas, balastro e aparelhos de via. Quando as três primeiras renovações cumprem o critério de proximidade definido pelo utilizador, é determinada a realização de uma renovação integral de via. Seguidamente, o modelo calcula o volume e os custos das operações de M&R da superestrutura e aparelhos de via ao longo do período em análise. Finalmente, alia-se à abordagem determinística, a realização de uma abordagem estocástica recorrendo à simulação do modelo pelo método de Monte Carlo, reduzindo assim a incerteza.
Via-férrea, Superestrutura de Via, Gestão de Ativos, Custos por Ciclo de Vida, Manutenção e Renovação, Simulação de Monte Carlo.

Novembro 4, 2014, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar