Dissertação

Estabilização de uma plataforma rodoviária. Caso de estudo: EN115, KM 68+850 a KM 69+000, proximidade de Bucelas - Reabilitação do sistema de estabilização da encosta EVALUATED

A presente obra estudou a temática de Estabilidade de Taludes, tendo por base um determinado conjunto de obras escritas sobre os métodos adequados para aplicar em situações determinadas, tais como em obras de contenção. O estudo visou, em concreto, o acompanhamento de execução de uma obra de Estabilização de Taludes. Ao longo de seis meses de trabalhos, teve-se a oportunidade de experienciar o decorrer de uma obra, desde o início até ao fim, e de todas as decisões e contrariedades que foram surgindo derivadas de vários factores, climatéricos e construtivos, entre outros. Ao longo do acompanhamento da obra, assistiu-se a duas tecnologias de construção específicas, nomeadamente, uma a elaboração de uma cortina de estacas moldadas no terreno, apoiadas em contrafortes e, outra, relacionada com a execução de microestacas, como solução passiva de reforço. A metodologia utilizada foi através do contacto directo com a realização dos trabalhos. Recorrendo-se ao software informático PLAXIS, estimou-se valores de deformações e elaborou-se uma análise comparativa. Os resultados permitiram, no final, destacar o facto de a intervenção levada a cabo pela solução acompanhada contribuiu para a melhoria da estabilidade na encosta, comprovada pela análise comparativa dos deslocamentos obtidos no PLAXIS, para as intervenções realizadas.
Estabilização de Taludes, Parede de Estacas Moldadas, Microestacas, Modelação.

novembro 14, 2014, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alexandre da Luz Pinto

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Prof Auxiliar Convidado