Dissertação

Análise da viabilidade de previsão do consumo de combustível de camiões de transporte em obras rodoviárias através de machine learning EVALUATED

No contexto tecnológico e empresarial em que vivemos, os objetivos passam por fazer mais utilizando menos recursos através da otimização dos processos. Assim, utilizar a tecnologia mais recente em áreas como a inteligência artificial, com o intuito de termos máquinas a prever e estimar custos, configura-se como algo bastante importante. Sabendo que o custo dos combustíveis, mais concretamente dos veículos pesados de transporte de materiais para obras de pavimentação de estradas, representa uma parte relevante do custo total do processo, na presente dissertação estabeleceu-se o objetivo de analisar a viabilidade da previsão do consumo de combustível dos mesmos. Recorrendo à utilização de base de dados real decorrente da instalação de sensores num camião de obra, procedeu-se à previsão do consumo de combustível através da implementação de modelos de Inteligência Artificial, mais especificamente machine learning, considerando os trajetos percorridos, as velocidades médias, as cargas transportadas e o registo do consumo real associado a cada trajeto, que corresponde ao termo de comparação no qual se baseia o estudo. Esta premissa foi validada em contexto real num estaleiro de construção rodoviária em colaboração com uma empresa construtora portuguesa. Os resultados deste estudo demonstraram a viabilidade da previsão efetuada e confirmaram as vantagens associadas à combinação de sensorização para recolha de dados e inteligência artificial num contexto de construção real.
Camiões, Consumo de combustível, Machine Learning, Pavimentação, Sensores

novembro 22, 2021, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Manuel Afonso Parente

BUILT CoLAB

Especialista