Dissertação
Análise da viabilidade de previsão do consumo de combustível de camiões de transporte em obras rodoviárias através de machine learning EVALUATED
No contexto tecnológico e empresarial em que vivemos, os objetivos passam por fazer mais utilizando menos recursos através da otimização dos processos. Assim, utilizar a tecnologia mais recente em áreas como a inteligência artificial, com o intuito de termos máquinas a prever e estimar custos, configura-se como algo bastante importante. Sabendo que o custo dos combustíveis, mais concretamente dos veículos pesados de transporte de materiais para obras de pavimentação de estradas, representa uma parte relevante do custo total do processo, na presente dissertação estabeleceu-se o objetivo de analisar a viabilidade da previsão do consumo de combustível dos mesmos. Recorrendo à utilização de base de dados real decorrente da instalação de sensores num camião de obra, procedeu-se à previsão do consumo de combustível através da implementação de modelos de Inteligência Artificial, mais especificamente machine learning, considerando os trajetos percorridos, as velocidades médias, as cargas transportadas e o registo do consumo real associado a cada trajeto, que corresponde ao termo de comparação no qual se baseia o estudo. Esta premissa foi validada em contexto real num estaleiro de construção rodoviária em colaboração com uma empresa construtora portuguesa. Os resultados deste estudo demonstraram a viabilidade da previsão efetuada e confirmaram as vantagens associadas à combinação de sensorização para recolha de dados e inteligência artificial num contexto de construção real.
novembro 22, 2021, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar