Dissertação

Modelação numérica do comportamento das camadas de pavimentos rodoviários constituídas por solos tratados com cimento EVALUATED

A presente dissertação tem o objetivo principal de analisar a influência do fenómeno do fendilhamento de camadas de solo-cimento e da sua reflexão nas camadas superiores em misturas betuminosas no comportamento estrutural global de pavimentos semirrígidos rodoviários. Com essa finalidade, procedeu-se à modelação numérica por elementos finitos de pavimentos adotando dois tipos de estruturas em função da espessura das camadas betuminosas. A modelação foi realizada com o programa de elementos finitos ADINA, em condições 2D e 3D, e permitiu analisar os estados de tensão e deformação relativamente aos critérios de ruína habitualmente considerados neste tipo de pavimentos: fadiga nas camadas betuminosas; fadiga na camada de solo-cimento; e deformação permanente na fundação. Foi possível concluir que a deformabilidade das camadas do pavimento influencia sobretudo a deformação permanente na fundação. O estudo de linhas de influência devido à passagem de carga móvel no pavimento semirrígido permitiu concluir que é na zona próxima da fenda que o comportamento estrutural do pavimento é mais influenciado devido à existência de fendilhamento na camada de solo-cimento e sua reflexão nas camadas betuminosas superiores.
pavimento rodoviário, solo-cimento, modelação numérica, ADINA, fendilhamento

Outubro 22, 2019, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Manuel Soares dos Santos Castro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar