Dissertação
Evaluation of a double roundabout: Marquês de Pombal case study EVALUATED
As rotundas têm sido decisivas no planeamento de redes e reorganização do tráfego rodoviário desde o início do séc. XX, tendo sido adaptadas em várias localizações restritas para providenciar soluções pormenorizadas para cada cidade. Contudo, com cada uma destas soluções, surge uma inerente dificuldade em prever tanto o seu nível de serviço como o seu propósito do ponto de vista de performance e de adesão pelos condutores. Diferentes metodologias sobre a avaliação de rotundas surgiram nos últimos 30 anos, passando-se de uma sequência linear de tarefas para um pré-dimensionamento e determinação de uma geometria específica. Derivada do dimensionamento de rotundas surge a avaliação e recolha de dados, crucial a qualquer atividade de tráfego e, em especial, na evolução de um caso de estudo. Para rotundas, métodos específicos de recolha de informação podem ser utilizados, como captura aérea de informação ou deteção de vídeo. Embora com base em métodos estocásticos ou analíticos clássicos, a simulação de tráfego faculta uma aproximação da solução pretendida melhor adaptada ao ambiente urbano em que se insere, como uma rotunda target, flower ou turbo-rotunda. Com a variabilidade de parâmetros em busca de uma solução mais detalhada, nomeadamente sobre gap acceptance, aceleração de veículos e metodologias de car following, os resultados da micro-simulação aproximam-se cada vez mais da sua contraparte.
novembro 14, 2018, 16:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Associado