Dissertação

Túnel de Águas Santas: análise do comportamento em fase de obra EVALUATED

No âmbito da temática de obras subterrâneas, é apresentado um caso de estudo da construção de um túnel rodoviário para permitir o alargamento da A4 – Porto/Amarante, na localidade de Ermesinde – Águas Santas, pertencente à área metropolitana do Porto. A construção do túnel foi realizada recorrendo ao método de NATM (New Austrian Tunneling Machine), tendo sido a escavação realizada por duas fases, a execução da calote superior e posteriormente a execução do rebaixo. Foi analisado o comportamento do maciço rochoso granítico, para uma secção, em função dos dados obtidos através da monitorização e instrumentação, e da determinação do RMR (Rock Mass Rating) a partir da observação da frente de escavação, durante o faseamento construtivo. Esta secção estava inserida num troço do túnel onde foi necessário alterar a solução construtiva dada às características que apresentou. Desta forma, foi elaborada uma retroanálise de forma a estimar as características geotécnicas. A análise foi feita através do método de elementos finitos, com o auxílio do programa Plaxis 2D, usando como critério de cedência de Hoek-Brown, e, obteve-se como resultado final, um modelo com um comportamento compatível com os resultados da instrumentação. O presente caso de estudo permite enaltecer a importância do método observacional aplicado a obras geotécnicas, de forma a minimizar os riscos e imprevistos, dada a incerteza que está sempre associada a projetos deste âmbito.
Túnel, Retroanálise, GSI, Monitorização e Instrumentação

Novembro 26, 2018, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alexandre da Luz Pinto

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar Convidado