Dissertação
Avaliação da eficácia das câmaras de controlo de velocidade na Cidade de Lisboa EVALUATED
Em Portugal as áreas urbanas são as que registam maiores números de vítimas mortais em consequência de acidentes rodoviários. Em 2015, 77% dos acidentes ocorridos com vítimas, 62% dos feridos graves e 51% das vítimas mortais, ocorreram dentro das localidades e traduziram-se em custos diretos e indiretos demasiado elevados. Saber onde os acidentes ocorrem e que circunstâncias contribuíram para essas ocorrências é a chave para encontrar soluções que minimizem a sinistralidade na estrada. Uma medida de segurança cada vez mais comum é a da instalação de câmaras de controlo de velocidade. No final de 2016 começaram a ser instaladas, em diversos pontos do país, câmaras de controlo de velocidade do programa SINCRO - Sistema Nacional de Controlo de Velocidade. Esta medida, foi aplicada pela primeira vez em Lisboa em 2006, com a instalação de 21 dispositivos em determinados pontos da cidade com o objetivo de reduzir a sinistralidade. Este estudo, usando a localização das câmaras de controlo de velocidade e a base de dados de acidentes do projeto IRUMS – Infraestruturas Rodoviárias Urbanas Mais Seguras, procurou aferir a eficácia desta medida em Lisboa. Os resultados revelaram um efeito positivo imediato de diminuição da sinistralidade nos locais onde se procedeu à instalação das câmaras de controlo de velocidade, mas verificou-se igualmente que esse efeito foi atenuado nos anos seguintes. Admite-se que os motivos se devem à habituação ao sistema, à dificuldade no sancionamento dos infratores e devido a avaria dos equipamentos, evidente para os utilizadores, sem que fossem reparados atempadamente.
dezembro 13, 2017, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Luís Guilherme De Picado Santos
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Catedrático
ORIENTADOR
Carmen de Jesus Geraldo Carvalheira
ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Professora Adjunta