Dissertação

Fatigue assessment of composite steel-concrete cable-stayed bridge decks EVALUATED

A verificação da segurança à fadiga é correntemente condicionante no dimensionamento de pontes rodoviárias e ferroviárias em aço. A parte 2 do Eurocódigo 3 (EC3-2) propõe um procedimento simples e rápido para a verificação da segurança à fadiga. Este consiste em determinar o valor de cálculo da amplitude de tensão nominal com base na passagem do veículo FLM3, multiplicado por um fator λ, denominado fator equivalente de dano, e compará-lo com o valor de tensão resistente, para cada detalhe de fadiga. No entanto, a utilização deste método está limitada no EC3-2 em termos da forma e comprimento da linha de influência, havendo casos em que esta metodologia não é directamente aplicável. Tal ocorre precisamente no caso de pontes de tirantes, onde o fator λ não é possível de obter pelo EC3-2. O objetivo deste trabalho é obter directamente o fator equivalente de dano λ para as situações não contempladas no EC3-2. Dessa forma, complementa-se o procedimento de verificação à fadiga utilizando o método simplificado proposto no EC3-2, nomeadamente ao caso das pontes de tirantes.
Ponte de tirantes, Verificação da fadiga, Fator equivalente de dano, Linha de influência

junho 28, 2017, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Alain Nussbaumer

École Polytechnique Fédérale de Lausanne

Professor Adjunto