Dissertação
Caldas de injecção para alvenarias antigas. Protocolo de ensaio para o estudo da reologia EVALUATED
As alvenarias antigas fazem parte de muitos edifícios históricos. Muitas apresentam vazios no seu interior que precisam de intervenção. Uma técnica utilizada para a correção desta anomalia é a injeção de caldas de cal hidráulica no interior da parede. Um dos problemas desta técnica é a fraca injetabilidade da calda que, ou não atinge todos os vazios a consolidar, ou não apresenta resistência mecânica suficiente. Para melhorar a injetabilidade da calda é usual estudar a sua reologia. Esta ciência estuda a resistência ao escoamento e a deformação do material. Na prática resume-se ao estudo de variáveis independentes (viscosidade e tensão de cedência) e dependentes do tempo (tixotropia ou reopexia). Nesta dissertação estudou-se a reologia de duas caldas de cal hidráulica, uma formulada em laboratório e outra comercial pré-doseada, com o objetivo de definir um protocolo de ensaio reológico, dado que não existe normalização que dite os procedimentos que devem ser usados. Após a seleção do perfil patamar, em vez do perfil escada, foram realizados vários ensaios com o perfil selecionado, e através das respetivas análises, foi possível elaborar um perfil com dois ciclos de sete minutos cada um, com um minuto de aceleração, cinco minutos de patamar a 160 rpm e um minuto de desaceleração. Com este protocolo foi possível verificar que as rampas de primeira desaceleração e segunda aceleração apresentam os valores mais significativos. A análise tixotrópica das caldas revelou que estas apresentam fenómenos tixotrópicos positivos após o repouso e sinais do início de hidratação para protocolos longos.
abril 5, 2016, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Associado
ORIENTADOR
Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar