Dissertação

Curvas de fragilidade sísmicas para muros-cais tipo caixão EVALUATED

As estruturas portuárias, nomeadamente os muros cais, têm sofrido danos sísmicos ao longo dos últimos anos, pondo em causa tanto a segurança das pessoas e equipamentos, como também a própria operacionalidade do porto. A obtenção de curvas de fragilidade assume grande relevância na quantificação da vulnerabilidade de tais estruturas, revelando-se como um parâmetro importante para a actuação da protecção civil. O presente estudo apresenta curvas de fragilidade derivadas a partir de simulações numéricas bidimensionais recorrendo ao programa FLAC 2D. Este estudo adopta a metodologia proposta no relatório europeu SYNER-G para obter curvas de fragilidade. Foram definidos 3 perfis base compatíveis com os terrenos tipo B, C e D estabelecidos no Eurocódigo 8, os quais foram combinados de modo a obter diferentes combinações de perfis de terreno. A acção sísmica foi introduzida através de registos sísmicos com magnitude superior a 5,5 nos diferentes terrenos tipo estabelecidos pelo Eurocódigo 8. O muro cais tem 10 m de altura e 10 m de largura, enquanto o terreno de fundação tem 20 m de espessura. A fronteira inferior do modelo é absorvente. Para avaliar os danos na estrutura, foram definidos 4 níveis de desempenho baseados no deslocamento horizontal relativo normalizado no topo do muro assim como a rotação, de acordo com PIANC.
sismos, curvas de fragilidade, FLAC 2D, muros cais, caixotões

dezembro 30, 2015, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Pedro Carrilho Gomes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

António Alexandre Trigo Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado