Dissertação
Desempenho de argamassas com incorporação de agregados finos de resíduos de loiça sanitária - reciclagem de agregados EVALUATED
A indústria da construção potencia não só o desenvolvimento económico dos países, mas também leva a um elevado consumo de matérias-primas. Da mesma forma, a quantidade de resíduos provenientes das actividades de construção e demolição e o destino a dar-lhes constituem um sério problema ambiental. Surge a necessidade de encontrar uma alternativa ao depósito em aterro deste crescente volume de resíduos produzidos. A definição de políticas de gestão de resíduos, com vista à reciclagem e a outras formas de valorização, é um caminho a seguir para a diminuição da utilização de recursos naturais. O objectivo da presente investigação foi avaliar a viabilidade da aplicação de resíduos provenientes da trituração de loiça sanitária como agregados, em argamassas de revestimento, em substituição de areia, estudando-se uma alternativa ao seu depósito em aterro. Com o intuito de avaliar o comportamento de argamassas com incorporação destes resíduos, foi desenvolvida uma vasta campanha experimental, avaliando-se diversas propriedades destas argamassas modificadas. Foram então produzidas argamassas, ao traço volumétrico 1:4, em que a areia foi substituída nas percentagens de 20, 50 e 100% por resíduos finos de loiça sanitária, e uma argamassa convencional. Verificou-se em muitas das propriedades estudadas que as argamassas modificadas apresentaram um comportamento semelhante ao da argamassa convencional, demonstrando até melhoria de algumas características, das quais se destaca o comportamento mecânico e a permeabilidade ao vapor de água. É ainda necessário considerar a grande componente de reciclagem que estas argamassas acrescentam, associado à diminuição da utilização de recursos naturais como a areia
abril 30, 2015, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Catedrático