Dissertação
ESTUDO DE PONTES COM TABULEIRO MISTO AÇO-BETÃO EM CAIXÃO EVALUATED
Na presente dissertação estudam-se os fenómenos específicos associados à análise e ao dimensionamento de tabuleiros mistos aço-betão em caixão, nomeadamente em serviço e durante a construção por lançamento incremental. Identificam-se e estudam-se em primeiro lugar os fenómenos de shear lag, de encurvadura de placa reforçada comprimida, de encurvadura de placa sujeita a um esforço transverso, da resistência de uma placa sujeita ao Patch Loading e os efeitos distorção da secção transversal de tabuleiros em caixão, sendo apresentadas as metodologias de análise e dimensionamento propostas nos Eurocódigos. Estas metodologias são aplicadas num caso de estudo de um Anteprojecto de um tabuleiro misto aço-betão em caixão de uma ponte rodoviária com vãos interiores tipo de 63 m. Neste exemplo realiza-se a análise estrutural, a verificação da segurança da laje e a verificação de segurança global do tabuleiro tanto em serviço como durante o lançamento incremental do tabuleiro. Deste estudo conclui-se que: a) efeito de shear lag e de encurvadura da placa reforçada comprimida são determinantes no dimensionamento do fundo do caixão do tabuleiro, b) que a encurvadura das almas devido ao esforço transverso e as verificações locais associadas ao fenómeno de Patch Loading durante o lançamento incremental condicionam o dimensionamento das almas, e c) que o efeito da distorção da secção transversal do tabuleiro é minimizado de forma significativa quando são utilizados diafragmas ao longo do vão.
abril 7, 2015, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar