Dissertação

Modelação e análise do problema de transições ferroviárias – aplicação à transição entre via balastrada e via em laje de betão EVALUATED

O aumento da velocidade de circulação do veículo ferroviário e da frequência de serviços conduziram ao incremento das solicitações dinâmicas na via. Este acréscimo de esforços culmina numa degradação mais acelerada da qualidade geométrica da mesma. Este problema ganha especial relevo em trechos onde ocorram variações bruscas de rigidez, dado que nestes casos a amplificação dinâmica atinge valores de magnitude muito superior à zona corrente. Com o intuito de atenuar os efeitos da presença destas variações abruptas de rigidez têm sido idealizados troços intermédios, ou zonas de transição, que visam implementar uma variação gradual da rigidez da via. Contudo, no caso da transição via balastrada/via em laje ainda não existe conhecimento suficiente sobre qual a solução a adotar para obter a desejada performance estrutural. Sendo assim, esta dissertação surge com o intuito de analisar o comportamento estrutural da transição entre via balastrada e a via em laje de betão. Esse estudo é realizado através da avaliação da transição presente no caso de estudo Chauconin. Para cumprir com os objetivos propostos serão utilizadas ferramentas numéricas bidimensionais, que serão validadas com recurso a resultados experimentais fornecidos pela própria SNCF. Após a modelação será realizada uma análise de influência de alguns aspetos na performance da via, com o intuito de melhorar a compreensão do seu comportamento estrutural e otimizar as soluções alternativas a conceber para a transição em estudo. Por fim serão conceptualizadas e modeladas soluções alternativas para o problema e sugeridas recomendações a adotar para a atenuação da gravidade do mesmo.
Infraestrutura ferroviária, variação de rigidez, transição, via balastrada, via em laje, modelação por elementos finitos.

junho 16, 2015, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia Alexandra Afonso Dinis Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar