Dissertação
Aplicação de métodos sísmicos em meio urbano para caracterização geológica-geotécnica EVALUATED
A rigidez dos solos é um parâmetro importante para avaliar os efeitos de sítio sísmicos e o estado limite de utilização de, por exemplo, fundações e estruturas de contenção. Este estudo tem como principal objetivo avaliar a aplicabilidade do método H/V em meio urbano na caracterização geológica-geotécnica de um dado solo. Para tal, recorre-se à ferramenta numérica SAP2000, baseada no Método dos Elementos Finitos, de forma a determinar a razão espectral H/V para diferentes configurações de ação. Nesta análise, faz-se variar as dimensões do modelo de solo bidimensional, a direção e profundidade da ação, bem como as propriedades elásticas do terreno, considerando a existência de estratificação. Inicialmente, descrevem-se alguns métodos de prospeção sísmicos e os principais tipos de ondas sísmicas: ondas volúmicas e ondas superficiais. Em seguida, introduz-se o método de Nakamura, também designado por método H/V, baseado na razão espectral entre a componente horizontal e vertical do ruído sísmico ambiente registado à superfície. Posteriormente, descrição e análise de modelos unidimensionais de solo, construídos no programa de elementos finitos e respetiva validação tendo por base o modelo de propagação unidimensional das ondas S e das ondas P numa camada de solo uniforme sobre substrato rochoso.Em seguida, analisam-se modelos bidimensionais de solo, aplicando o método H/V. É efetuado um enquadramento geológico-geotécnico do caso de estudo e apresenta-se a análise da campanha de registos de vibrações ambiente à superfície do terreno, os quais foram processados aplicando o método da razão espectral H/V, e à modelação da resposta sísmica do solo.
junho 24, 2015, 11:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar
CO-ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Colaborador Não Remunerado Docente