Dissertação

Análise sísmica de pontes com sistema de bloqueio para frenagem EVALUATED

Em pontes ou viadutos de linhas ferroviárias de alta velocidade que se localizem em zonas de elevado risco sísmico, torna-se necessário associar aos sistemas de proteção sísmica um sistema de bloqueio que restrinja a estrutura para cargas de serviço. Nesta dissertação testou-se a eficácia de uma solução inovadora, constituída por uma mola pré-comprimida (MPc) associada em paralelo com um dissipador viscoso (FVD). A MPc recentra a estrutura depois de uma ação sísmica, para além de restringir o seu movimento para cargas de serviço até à máxima força de frenagem. O FVD dissipa energia sísmica durante um sismo. Avalia-se o comportamento do dissipador com mola pré-comprimida (DMPc), modelado numericamente, de duas formas: (i) mediante uma análise de sensibilidade realizada para um caso de estudo e (ii) através da otimização da solução para cada um dos quatro casos de estudo, numa perspetiva de dimensionamento. Conclui-se que a rigidez da MPc não é um elemento determinante para a redução do máximo deslocamento. O uso de valores do parâmetro α do FVD inferiores a 1 contribui para a redução do máximo deslocamento da estrutura, influenciando pouco a máxima força a transmitir ao encontro. A adoção de constantes características do FVD mais elevadas provoca uma redução no máximo deslocamento da estrutura, à custa do aumento das forças transmitidas ao encontro. O comportamento do DMPc praticamente não se altera quando incorporado em diferentes viadutos com variações a nível de massa e frequência.
Alta Velocidade, Sistemas de Proteção Sísmica, Sistema de Bloqueio, Dissipador com Mola Pré-Comprimida

novembro 11, 2014, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Manuel Coelho Guerreiro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado