Dissertação

Revestimento de túneis hidráulicos em betão projetado EVALUATED

Por motivos de segurança e funcionalidade, os túneis hidráulicos são habitualmente dimensionados com soluções em betão armado. Recentemente, estes sistemas de revestimento tradicionais têm vindo a ser substituídos por soluções em betão projetado, que se apresentam mais económicas e com maior simplicidade de aplicação. Pretende-se na presente dissertação analisar a viabilidade das novas soluções, estudando o caso concreto do túnel de restituição da barragem de Salamonde. Para tal, foi efetuado um estudo bibliográfico sobre a resposta de um maciço rochoso face à escavação de um túnel e sobre as diferentes hipóteses de dimensionamento e soluções existentes. Também foram analisados os resultados da prospeção geológica, caracterização geotécnica e cartografias executadas aquando o avanço da frente de escavação. Com a informação recolhida, realizou-se uma análise numérica de tensão-deformação e um estudo da percolação de algumas soluções construtivas com a ajuda de um programa de cálculo numérico. O estudo pretende validar os resultados obtidos através da modelação com os monitorados em obra e garantir que os mesmos preenchem os requisitos de segurança. Deste modo foi possível verificar a adequabilidade de soluções adotadas e propor novas soluções. Apresentado o conjunto de soluções, são descritas igualmente sugestões para desenvolvimentos futuros.
Túnel hidráulico, classificações geomecânicas, revestimento de túneis, betão projetado reforçado com fibras, modelação numérica.

outubro 17, 2014, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

João Paulo Bilé Serra

Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Investigador Principal

ORIENTADOR

Laura Maria Mello Saraiva Caldeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático Convidado