Dissertação

Soluções de Escavação e Contenção Periférica na K-Tower, em Lisboa EVALUATED

Numa conjuntura de crescimento populacional aliada à migração da população para os grandes centros urbanos, realça-se a importância do projeto geotécnico como uma forma de otimizar o pouco espaço ainda existente no seio urbano. Face à intensificação abrupta dos preços por metro quadrado e à luz do desejo de sustentabilidade e de resiliência, o projeto geotécnico viu a sua complexidade grandemente aumentada pelo elevado número de condicionantes e pela crescente procura do espaço subterrâneo. Dado o quadro atual, a dissertação acompanha o estudo do projeto geotécnico elaborado para a K-Tower, futuro edifício de escritórios, situado em Lisboa, que confronta o túnel do Metropolitano de Lisboa. Para a empreitada, foi estudada uma solução de cortina de estacas espaçadas, travada por ancoragens e por escoramentos de canto. Por conseguinte, a fim de analisar o desempenho da solução adotada, modelou-se a secção designada condicionante com recurso a um software de elementos finitos, Plaxis 2D. Assim, através da comparação do desempenho obtido na modelação com as leituras registadas pela instrumentação em obra, realizou-se uma retroanálise da solução definida, de modo a aproximar o modelo original à realidade. Por último, após verificações de segurança aos diversos estados limites, propôs-se uma solução semelhante, mas economicamente mais vantajosa face à adotada em projeto. A solução proposta preconiza uma cortina de estacas com uma menor taxa de armadura e com um espaçamento ligeiramente superior entre as mesmas face ao espaçamento adotado pela solução original. Esta visa diminuir custos, prazos, material e impacto ambiental, mantendo o mesmo desempenho estrutural.
estruturas de contenção periférica, cortina de estacas, modelação, túnel, observação

fevereiro 26, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alexandre da Luz Pinto

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado Convidado