Dissertação
Impactes urbanísticos e socioeconómicos do projeto portuário e industrial de Sines EVALUATED
O início da construção do porto de Sines em 1973 provocou na área de Sines profundas transformações, quer ao nível urbanístico quer a nível socioeconómico. Neste contexto surgiu o interesse em refletir sobre a formação urbana da área de Sines, bem como as dinâmicas socioeconómicas introduzidas por este projeto. Esta dissertação pretende, assim, identificar as principais transformações urbanísticas e socioeconómicas resultantes do empreendimento portuário e industrial de Sines. O entendimento das relações estabelecidas entre o projeto de Sines e as transformações ocorridas na área de Sines resultou, primeiramente, da descrição da evolução do projeto e da área de Sines, conseguida com recurso a entrevistas, e, numa segunda instância, da interpretação estatística de variáveis socioeconómicas e da leitura territorial da área de Sines, nos vários estádios da sua evolução. Os resultados destas análises demonstraram que o Porto de Sines introduziu claras transformações que beneficiaram a área de Sines nos três níveis de estudo – social, económico e urbanístico –, pois em comparação com a região do Alentejo, os municípios de Santiago do Cacém e de Sines apresentam uma estrutura mais urbana e melhores condições de vida dos seus habitantes. O Porto de Sines constitui, assim, o motor de desenvolvimento da área de Sines. No entanto, tem vindo a existir um esforço por parte das Câmaras Municipais da área de Sines em sair da sombra do porto através de várias iniciativas como, por exemplo, o Festival de Músicas do Mundo de Sines.
dezembro 7, 2016, 12:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Fernando José Silva e Nunes da Silva
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Catedrático
ORIENTADOR
Jorge Manuel Lopes Baptista e Silva
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar