Dissertação
Contribuição para a conceção de pavimentos rodoviários em Cabo Verde EVALUATED
Esta dissertação tem por objetivo a avaliação de novas tecnologias de pavimentação a implementar em Cabo Verde, procurando antes de mais, analisar as várias soluções implementadas até o presente, estudando aspetos como o tráfego e a sua previsão temporal e os materiais atualmente utilizados na sua conceção, comparando em termos de custo direto de construção estas soluções atuais e as novas que foram estabelecidas como possíveis de usar no país. Foram alvo de análise algumas obras de estrada no território nacional cabo-verdiano, visando dar a conhecer a realidade atual do país, abordando a tecnologia de pavimentação empregue, nomeadamente pavimentos de estrutura flexível com camadas de desgaste em betão betuminoso e pavimentos em pedra, designadas de calçada basáltica no país (solução de pavimentação mais utilizada em Cabo-Verde Analisaram-se, com base em estudos pelo catálogo da SATTC, possíveis estruturas de pavimentos flexíveis a implementar em Cabo Verde. Pelo método da AUSTROADS e pelo método da Shell, faz-se a validação destas estruturas. Para finalizar faz-se uma comparação a nível de custos de execução entre a solução mais usada para tráfego com algum significado que é a de pavimento flexível tradicional e as novas propostas nesta dissertação, nomeadamente pavimentos com camadas de solo estabilizado com cimento.
novembro 30, 2016, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Luís Guilherme De Picado Santos
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Catedrático