Dissertação
Tarifação da infraestrutura ferroviária para serviços de mercadorias na Europa EVALUATED
A legislação europeia vem revolucionar o setor do transporte ferroviário através das diretivas, em especial, a Diretiva 2001/14/CE desempenha um papel fundamental na revitalização do setor, visto que indica como deve ser definida a repartição da capacidade da infraestrutura ferroviária e a aplicação da taxa de uso com base no custo marginal. As empresas ferroviárias estão perante novas orientações europeias em relação à tarifação do uso da infraestrutura, que até à data da separação entre o GI e o(s) operadore(s) não existia. Esta taxa de uso da infraestrutura foi implementada nos diversos países intervenientes, no entanto os formatos em que foi implementada foram divergentes, o que causou heterogeneidade e um obstáculo ao desenvolvimento do mercado internacional do transporte ferroviário de mercadorias. Apresentada a problemática que motivou o trabalho procedeu-se ao estudo dos diretórios de rede de cada um dos vinte sete países escolhidos, que sustentou a definição da estrutura e do cálculo das respectivas tarifas de uso da infraestrutura ferroviária. Em primeiro lugar, executou-se uma análise qualitativa dos sistemas tarifários através do estudo das variáveis e parâmetros utilizados de modo a tentar identificar tendências ou diferenças entre os sistemas. De seguida, escolheram-se os pares origem destino nacionais por forma a obter resultados quantitativos, com os quais foi possível avaliar os níveis tarifários vigentes. Posto isto, foram determinados treze corredores internacionais através de pares origem destino e desenvolveram-se os respectivos cálculos. Por fim, estabeleceu-se um paralelismo entre os resultados obtidos com o trabalho e os resultados facultados pela plataforma informática EICIS.
março 31, 2014, 16:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Paulo Manuel da Fonseca Teixeira
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar