Dissertação
Resistência a ciclos gelo-degelo de betões fabricados com agregados finos reciclados de betão EVALUATED
A presente investigação integra-se num projecto que se tem vindo a desenvolver no IST, cujo objectivo é aumentar o conhecimento acerca do comportamento de betões fabricados com agregados finos reciclados de betão (AFRB). Foram produzidas 12 composições diferentes de modo a estudar a influência dos AFRB no betão, quando submetido a ciclos gelo-degelo. As composições correspondem a duas famílias de betões: betões de resistência corrente com quatro taxas de substituição (0%, 20%, 50% e 100%) de agregados finos naturais (AFN) por AFRB e betões de elevado desempenho, com as mesmas taxas de substituição, tendo sido adicionado um agente introdutor de ar (IA) em quatro composições, de modo a avaliar a sua influência em betões sujeitos a ciclos de gelo-degelo. O presente estudo envolve a caracterização do betão no estado fresco, nomeadamente ao nível da trabalhabilidade e da massa volúmica, e no estado endurecido, tendo-se analisado a resistência à compressão e à tracção por flexão antes e depois da acção do gelo-degelo. A análise da durabilidade dos betões foi baseada no procedimento A da ASTM C666, tendo sido monitorizadas as variações de comprimento e do módulo de elasticidade dinâmico ao longo de vários ciclos de gelo-degelo. Em relação aos resultados analisados, o uso de AFRB provocou um decréscimo na resistência à compressão e à tracção do betão, quando não submetido a ciclos acelerados de gelo-degelo. Ainda assim, denotou-se que a resistência do betão à acção do gelo-degelo não é prejudicada pela incorporação de agregados finos reciclados de betão na sua constituição.
março 31, 2014, 15:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Catedrático
ORIENTADOR
José Alexandre De Brito Aleixo Bogas
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar