Dissertação
Análise do Galgamento Onda a Onda em Estruturas Marítimas EVALUATED
As estruturas marítimas são muito importantes para a economia Portuguesa. Estas, podem ser alvo de galgamentos, caracterizados por uma massa de água que passa sobre a crista da estrutura. No dimensionamento de estruturas marítimas é normalmente considerado o caudal médio galgado, qm [l/s/m]. Estudos recentes demonstram que o caudal médio galgado não apresenta informação relevante suficiente para o dimensionamento, assim, deve ser também considerado o volume máximo galgado, Vmax [l/m]. Através do estudo deste fenómeno é possível reduzir o galgamento, e as suas consequências. O caso de estudo considerado nesta dissertação, é a proposta de reabilitação do molhe Oeste do Porto de Sines. Esta estrutura sofreu graves danos derivados de forte agitação marítima entre 1978-79, que levaram à sua reabilitação. Foram adquiridos, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), dados laboratoriais em ensaios bidimensionais em modelo à escala. A presente dissertação utiliza uma metodologia computacional, para obter volumes individuais de galgamento a partir dos ensaios. O caudal médio galgado obtido a partir desta metodologia foi comparado com o caudal médio galgado obtido em estudos anteriores. Foi aplicada uma distribuição de Weibull aos dados obtidos. O valor médio do parâmetro β da distribuição de Weibull foi de 0.83. Não foi encontrada qualquer relação entre este valor e as características da estrutura.
janeiro 20, 2014, 11:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar