Dissertação

Caracterização do estado de degradação dos elementos da envolvente e dos espaços exteriores de edifícios escolares em serviço EVALUATED

O objetivo desta dissertação é a apresentação de uma metodologia para a caracterização do estado de degradação dos elementos da envolvente e espaços exteriores de edifícios escolares em serviço. O objeto de estudo da dissertação é constituído por duas escolas básicas do 1º ciclo. Foram realizadas inspeções aos dois edifícios, com o objetivo de fazer o levantamento das anomalias existentes. Foi organizada uma base de dados, tendo em conta a caracterização funcional e a construtiva das escolas e na informação recolhida nas inspeções levadas a cabo durante as visitas efetuadas às escolas. A base de dados permitiu a realização de uma análise estatística, cujo conteúdo permite fazer a caracterização pretendida dos edifícios. Através da utilização de informação recolhida em 2007, foi possível fazer a análise da evolução do estado de degradação dos edifícios escolares objeto de estudo e verificar se o plano de manutenção proposto por Silva (2011) foi, ou não, implementado. Com esta dissertação foi possível verificar a existência de indícios de que, em termos gerais, a manutenção planeada não foi executada nos prazos estabelecidos. Foi possível concluir que, caso os prazos estipulados para as atividades de manutenção tivessem sido cumpridos, muitas das anomalias observadas não teriam ocorrido e as que persistiram teriam sido corrigidas.
Envolvente;Estado de degradação;Exterior

novembro 21, 2013, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Inês Dos Santos Flores Barbosa Colen

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar