Dissertação
Seismic behaviour of underground structures built from shafts EVALUATED
Este estudo tem como principal objectivo a definição de um modelo computacional bidimensional, por metro linear, que represente uma situação tipo do Metropolitano de Lisboa e a sua análise modal. A análise foi feita através de elementos finitos (SAP2000), para três tipos de solo simulando quatro fases de construção: o poço, o poço e a estação, o poço a estação e o túnel e por fim o poço aterrado. Foram realizados três modelos. No primeiro, os elementos da estrutura são modelados com a secção real e ligados ao solo através de barras rígidas (Modelo 1). No segundo, a estrutura é modelada de forma a simular a secção longitudinal. Os elementos barra que definem o suporte são ligados entre si através de barras rígidas (Modelo 2-A). No último modelo as barras de ligação têm a rigidez equivalente da estrutura (Modelo 2-B). A estrutura tem rigidez própria e independente do tipo de terreno. Realizaram-se modelos de complexidades diferentes para definir a rigidez, separadamente para o poço, estação e túnel. Em primeiro lugar, modelos 2D e posteriormente modelos tridimensionais com as dimensões da estrutura. Definidos os modelos computacionais e realizada a análise modal, analisou-se as frequências próprias, os modos de vibração do sistema e os esforços para o poço. Nos três casos os resultados são diferentes, e a maior diferença é observada entre o Modelo 1 e Modelo 2 (A e B). Nos modelos 2-A e 2-B as diferenças surgem devido à rigidez das barras de ligação.
novembro 28, 2013, 11:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar