Dissertação
Efeito de Cargas Concentradas em Lajes de Betão Armado sem Armaduras Transversais EVALUATED
O presente texto aborda o estudo do encaminhamento da cargas por esforço transverso em lajes de betão armado sujeitas a cargas concentradas. No seu decurso, são estudadas e aplicadas duas metodologias de cálculo recentemente desenvolvidas para a avaliação deste fenómeno, sendo os seus resultados comparados com os obtidos a partir de documentos normativos em vigor. O caso das consolas dos tabuleiros de pontes sujeitas a cargas concentradas, é um problema particular associado a este tipo de fenómeno. Apesar de não referido nos documentos normativos, é normalmente tratado como o punçoamento de uma laje apoiada numa coluna de betão. Verifica-se, no entanto, que os modos de rotura encontrados na literatura disponível associados a este tipo de carregamento são, ora por punçoamento, ora por esforço transverso. Por este facto, no presente texto testa-se o cálculo da carga de rotura das lajes considerando ambos os modos de rotura. No decurso do trabalho é aplicado um método de representação do “caminho das forças” no interior das lajes desenvolvido por R. Vaz Rodrigues . Esta representação ajuda a averiguar qual o modo de rotura expectável para cada laje, i.e. punçoamento ou esforço transverso. Foi ainda aplicado um modelo não linear de elementos finitos, usado para estimar os deslocamentos e rotações associadas aos vários ensaios experimentais analisados. As conclusões obtidas revelam que as novas metodologias para o cálculo da carga de rotura de lajes sujeitas a cargas concentradas permitem atingir valores mais próximos dos obtidos experimentalmente, levando assim a um dimensionamento mais correcto e económico.
novembro 25, 2013, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Prof Auxiliar Convidado
ORIENTADOR
João Carlos De Oliveira Fernandes de Almeida
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Associado