Dissertação
Modelação de processos de renovação de vias-férreas com recurso a ferramenta de micro-simulação. Caso de estudo: linha de alta velocidade Madrid-Sevilha EVALUATED
Este trabalho tem como principal objectivo avaliar o interesse da utilização de ferramentas de simulação como objecto auxiliar no planeamento de cenários de renovação em vias-férreas. Os processos de manutenção e renovação de vias-férreas são necessários para controlar a qualidade dos elementos e garantir a segurança tanto dos passageiros como das composições. A camada de balastro tem uma grande importância nas transmissões de esforços. É esta a primeira a necessitar de renovação integral. Em vias com tráfego elevado estas renovações são efectuadas sem interrupção deste, em regime noturno quando o tráfego é inferior ou inexistente. Em vias de alta velocidade a pontualidade é de extrema importância, pelo que a elaboração de um adequado planeamento de renovação deverá ser prioritária. Neste trabalho aborda-se o planeamento diário da renovação de um troço da linha de alta velocidade, aplicado ao caso de estudo da linha Madrid - Sevilha e a sua modelação através da ferramenta de micro-simulação Opentrack, criado para simulação e avaliação da capacidade de vias férreas. São ensaiadas três diferentes estratégias de renovação, com apoio na ferramenta de micro-simulação, e analisados os tempos de atrasos gerados para cada estratégia. As estratégias são simuladas em diferentes horários de trabalho. De modo a variar o horário de trabalho haverá ajustamento no horário de interdição noturna que influenciará o tráfego. As diferenças das estratégias e dos horários são analisadas em relação ao seu contributo para os atrasos gerados. Numa fase final é efectuada uma aproximação a uma possível análise económica.
novembro 28, 2013, 14:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Paulo Manuel da Fonseca Teixeira
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar