Dissertação
Medição e modelação de vibrações geradas pelo Metropolitano EVALUATED
A passagem do comboio do metropolitano induz ruído e vibrações nas estruturas adjacentes, colocando em causa as condições de conforto e, em casos extremos, a funcionalidade. Neste trabalho analisam-se as vibrações induzidas pela passagem dos comboios do Metropolitano na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro em Lisboa.O terreno é constituído por depósitos de aterro e aluvião (cobertura) com substrato mais rígido, o Complexo Vulcânico de Lisboa.Para este estudo recorreu-se ao método dos elementos finitos SAP2000 para modelar o sistema terreno-túnel-estrutura adjacente. Utilizando a função de transferência calculada juntamente com a série de acelerações retirada dos ensaios obteve-se uma estimativa da vibração na base do túnel. Os resultados identificam picos na ordem dos 4m/s2. Foram efetuadas medições das vibrações à superfície na Av. Columbano Bordalo Pinheiro. Os picos de aceleração correspondem a 1 m/s2 e foram calculados derivando a série de velocidades registadas. Os resultados são comparados com espectros de Fourier em bandas de terço de oitava de velocidades dos registos das passagens de diversos tipos de composição ferroviária. Verifica-se que, em geral, as frequências de excitação são superiores a 20 Hz e com limite superior de 125 Hz (200 Hz no caso de estudo), ocorrendo as maiores amplitudes nas bandas de terço de oitava de 50 a 80 Hz. Observa-se uma boa correspondência entre os resultados.
outubro 31, 2013, 14:30
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
CO-ORIENTADOR
Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção (ICIST)
Investigador Auxiliar
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar