Dissertação

Characterization of dam breaching following overtopping EVALUATED

A rotura de uma barragem acarreta inevitavelmente perdas económicas e pode também ser responsável por irreparáveis perdas humanas. Pode ocorrer por diversas causas, sendo o galgamento o fenómeno mais comum em barragens de terra. No presente trabalho, tal fenómeno é analisado através da quantificação do hidrograma de brecha resultante do galgamento de uma barragem de terra homogénea, tendo em consideração os fenómenos hidráulicos e geotécnicos inerentes. Dois ensaios experimentais em barragens de terra foram realizados numa instalação de média escala do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Os modelos das barragens foram construídos com um único tipo de material, silte arenoso, de baixa permeabilidade. O procedimento de compactação foi otimizado para assegurar propriedades hidráulicas e mecânicas adequadas para o solo e a homogeneidade dos aterros. A instrumentação usada nos ensaios experimentais permitiu a obtenção de duas estimativas indiretas e uma direta do hidrograma efluente da brecha. As indiretas basearam-se na equação de balanço de massas no reservatório e na curva de calibração do descarregador de jusante. Para a estimativa direta foram usadas duas câmaras de vídeo de alta velocidade: uma acima do coroamento, para quantificação direta do campo de velocidades, com o algoritmo LSPIV, e, a outra a montante da barragem, para a estimação da área da secção transversal da brecha. Os hidrogramas de brecha resultantes mostram que a erosão hidráulica é o principal mecanismo de alargamento, embora aumentos repentinos estejam associadas quedas pontuais de material da barragem. A brecha inicial pode influenciar a evolução temporal da brecha da barragem.
galgamento, brecha de barragem, hidrograma efluente, LSPIV

setembro 26, 2013, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Maria Rafaela Pinheiro Cardoso

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Miguel Lage Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar