Dissertação

Modelação do impacto das futuras operações de renovação na Linha do Norte. Caso de estudo do troço Ovar-Gaia EVALUATED

A competitividade do transporte ferroviário está directamente ligada à fiabilidade dos seus serviços, sendo esta condicionada pela disponibilidade da infra-estrutura ferroviária. Contudo, a disponibilidade é afectada pela necessidade de se efectuarem operações de manutenção e renovação dos elementos da infra-estrutura, de modo a manter os níveis de segurança necessários para a circulação de comboios. Porém, estas operações, por melhor planeadas e executadas que sejam, originam perturbações no tráfego que podem resultar num aumento dos tempos de circulação. Actualmente existem diversos programas de simulação computacional que permitem auxiliar no planeamento destas operações, procurando encontrar soluções mitigadoras dos impactos na circulação ferroviária. O seu papel assume grande preponderância, uma vez que na maioria das linhas, não é viável o corte completo da circulação para a realização dos trabalhos, dado o elevado volume de tráfego. Neste trabalho, procura-se avaliar os possíveis impactos na pontualidade dos comboios decorrentes dos trabalhos de renovação, a efectuar no troço ferroviário Ovar – Gaia, da Linha do Norte. Esta avaliação é efectuada utilizando o programa de simulação computacional ferroviária OpenTrack, tendo como objectivo aferir os atrasos espectáveis nos serviços de passageiros Alfa Pendular, Intercidade e Urbanos.
Previsão de atrasos, Disponibilidade da via-ferroviária, Linha do Norte, OpenTrack, Simulação ferroviária

Junho 27, 2013, 9:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar