Dissertação

Simulation for railway capacity determination. An incremental capacity approach on the case study of the insertion of the Lisbon - Madrid high-speed corridor on the Portuguese railway network EVALUATED

Este estudo aborda a construção de uma nova linha de Alta Velocidade sob restrições orçamentais, utilizando como caso de estudo o troço português do corredor de Alta Velocidade Lisboa – Madrid. Este documento foca a questão do planeamento de um sistema complexo ferroviário, composto por serviços convencionais e de Alta Velocidade, de forma a resolver as restrições de capacidade à medida que a procura aumenta. Neste caso de estudo, os valores altos do investimento, conjuntamente com a crise financeira, forçaram as autoridades a procurar soluções alternativas de implementação do projecto. O estudo permite identificar as secções ferroviárias da Área Metropolitana de Lisboa como o local com maiores restrições de capacidade. Este documento foca a resolução dos constrangimentos da capacidade que resultam da inserção deste corredor na rede ferroviária portuguesa à medida que o tráfego de alta velocidade aumenta. Será também apresentado uma visão geral das definições de capacidade ferroviária e os principais parâmetros relacionados com a mesma, assim como o estado de arte das metodologias de avaliação da capacidade ferroviária. O método da folha UIC 406 foi escolhido para realizar uma avaliação preliminar da capacidade consumida e o método de simulação para determinar a capacidade nas secções congestionadas e para avaliar um conjunto de cenários de incremento da capacidade. A simulação foi realizada recorrendo ao software OPENTRACK. Os resultados da simulação permitiram avaliar a capacidade de cada cenário e estabelecer um conjunto de diversas estratégias de desenvolvimento da infraestrutura à medida que a procura aumenta.
Capacidade Ferroviária, Simulação, Comboio de Alta Velocidade, Abordagem Incremental de Capacidade, Folha UIC 406

Junho 26, 2013, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar