Dissertação

Porto da Póvoa de Varzim. Estudo da penetração da agitação com dados de campo e modelos matemáticos. EVALUATED

A investigação associada à propagação da agitação marítima para o interior de estruturas portuárias é realizada cada vez mais com o recurso a conjuntos de modelos numéricos, em substituição ou complementaridade aos modelos físicos à escala. Após a validação por parte das equipas que os desenvolvem, passam a ser usados em projecto sem calibração, sendo de extrema utilidade testes adicionais baseados em dados de campo. O presente trabalho consistiu em efectuar um estudo sobre o porto da Póvoa de Varzim, nomeadamente na comparação de dados adquiridos através de uma campanha de medições com os resultados fornecidos por modelos hidrodinâmicos, para condições de agitação ao largo conhecidas, registadas por uma bóia ondógrafo. Foram utilizados três modelos numéricos disponíveis na interface SMS: o primeiro (STWAVE) serviu para propagar as condições registadas ao largo para uma zona próxima do porto, fornecendo as condições de fronteira dos restantes (CGWAVE e BOUSS-2D). Foi também feita uma avaliação à tranquilidade da zona do porto da Póvoa de Varzim destinada às embarcações de recreio, corroborando relatos dos seus utilizadores quanto à deficiência de condições de abrigo. Foram detectadas algumas limitações dos modelos numéricos. Porém, para uma das situações estudadas, foi possível obter resultados semelhantes entre os dados medidos em campo e as simulações efectuadas.
propagação da agitação marítima, campanha de medições, modelo numérico, STWAVE, CGWAVE, BOUSS-2D

junho 26, 2013, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Maria Amélia Vieira da Costa Araújo

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Equip.Prof.Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

António Alexandre Trigo Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado