Dissertação
Porto da Póvoa de Varzim. Estudo da penetração da agitação com dados de campo e modelos matemáticos. EVALUATED
A investigação associada à propagação da agitação marítima para o interior de estruturas portuárias é realizada cada vez mais com o recurso a conjuntos de modelos numéricos, em substituição ou complementaridade aos modelos físicos à escala. Após a validação por parte das equipas que os desenvolvem, passam a ser usados em projecto sem calibração, sendo de extrema utilidade testes adicionais baseados em dados de campo. O presente trabalho consistiu em efectuar um estudo sobre o porto da Póvoa de Varzim, nomeadamente na comparação de dados adquiridos através de uma campanha de medições com os resultados fornecidos por modelos hidrodinâmicos, para condições de agitação ao largo conhecidas, registadas por uma bóia ondógrafo. Foram utilizados três modelos numéricos disponíveis na interface SMS: o primeiro (STWAVE) serviu para propagar as condições registadas ao largo para uma zona próxima do porto, fornecendo as condições de fronteira dos restantes (CGWAVE e BOUSS-2D). Foi também feita uma avaliação à tranquilidade da zona do porto da Póvoa de Varzim destinada às embarcações de recreio, corroborando relatos dos seus utilizadores quanto à deficiência de condições de abrigo. Foram detectadas algumas limitações dos modelos numéricos. Porém, para uma das situações estudadas, foi possível obter resultados semelhantes entre os dados medidos em campo e as simulações efectuadas.
junho 26, 2013, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
Maria Amélia Vieira da Costa Araújo
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Equip.Prof.Auxiliar Convidado
ORIENTADOR
António Alexandre Trigo Teixeira
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Associado