Dissertação
Construção com Caixotões Pré-Fabricados vs. Cais sobre Estacas em Obras Marítimas. Caso de Estudo - Ampliação do Cais do Terminal XXI EVALUATED
A PSA Sines decidiu no final de Setembro de 2009 avançar para a ampliação do cais do Terminal XXI que previa a duplicação do cais para 730 metros. A CPTP ganhou a empreitada com um projecto de estruturas variante ao projecto base a concurso. A solução prevista era idêntica à já existente, em caixotões pré-fabricados, no entanto a solução adoptada consistiu numa laje vigada de betão armado, totalmente betonada in situ com recurso a um sistema de cofragem deslizante assente sobre as estacas de betão armado. As estruturas portuárias têm uma importância socioeconómica cada vez mais relevante, nomeadamente o Porto de Sines, um porto economicamente importante e em expansão. Por outro lado as estruturas portuárias têm sofrido danos em numerosos sismos ao longo das últimas décadas, envolvendo avolumados custos de reparação e provocando impactos económicos relevantes na região. A resistência aos sismos destas estruturas assume então especial relevância. Desenvolveu-se então um estudo sobre as duas soluções que existiam para a ampliação do cais avaliando o seu comportamento e resistência aos sismos. Analisaram-se também os custos, prazos e métodos de construção, comportamento estrutural e hidrodinâmico, e outras vertentes particulares de cada solução, que podem influenciar a tipologia de estrutura portuária a construir. Os cais sobre Estacas apresentam vantagens a nível do comportamento hidrodinâmico, prazos e custos de construção. No entanto da performance sísmica dos Caixotões são expectáveis menores danos após fortes movimentos sísmicos.
fevereiro 7, 2013, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
Mário Manuel Paisana dos Santos Lopes
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
António Alexandre Trigo Teixeira
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Associado