Dissertação
Assessment of the dynamics of a private carrier strategy EVALUATED
No presente trabalho pretende-se explorar como é que as ligações entre os níveis estratégicos e tácticos de decisão se fazem notar num mercado fracamente regulado, entre entidades públicas e privadas compreendendo também o como é que o desenvolvimento da cobertura de uma rede de transportes suburbano em autocarro é afectado em situações de aparente competição/coligação com outros modos. É, para o efeito, analisado um mercado oligopolista na margem sul da Área Metropolitana de Lisboa, como caso de estudo. A dissertação começa com algumas considerações introdutórias sobre a temática abordada e os seus objectivos, passando-se para uma revisão literária e uma exposição do caso de estudo. Estes capítulos são seguidos de uma avaliação cuidada da dinâmica temporal (20 anos) do operador de autocarros, em termos de cobertura, que possibilita as conclusões aferidas sobre o foco do processo de decisão de um mercado oligopolístico. Esta análise baseia-se na teoria de jogos e nas decisões tomadas por todos os intervenientes (grupo oligopolista, autoridades e um dos transportadores). A principal conclusão retirada reside na constatação de que a interacção entre as autoridades, o grupo oligopolístico e as transportadoras não está a ser atingida. A integração do processo de decisão é fraca, necessitando de maior intervenção por parte da autoridade. O regulador deve desempenhar um papel cada vez mais proactivo nas decisões tomadas pelas operadoras como forma de garantir os níveis de serviço pretendidos.
fevereiro 2, 2013, 15:30
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
CO-ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Prof Auxiliar Convidado
ORIENTADOR
José Manuel Caré Baptista Viegas
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Catedrático