Dissertação
A Interacção Estrutura-Solo em Pontes Integrais EVALUATED
As pontes integrais não dispõem de aparelhos de apoio e juntas de dilatação para acomodar os movimentos induzidos no tabuleiro pelos efeitos diferidos, apresentando uma ligação monolítica entre a superstrutura e a infraestrutura. O conceito integral surgiu com a motivação de eliminar os elevados custos de manutenção, associados à deterioração das juntas e dos aparelhos de apoio, inerentes à conceção tradicional de pontes. Os movimentos horizontais da superstrutura induzem deformações na infraestrutura, originando uma complexa interação entre esta e o solo. Desta resultam problemas que podem comprometer o comportamento em serviço da obra. O assentamento diferencial que surge entre o encontro e o solo, é, em pontes integrais, agravado pela mobilização do impulso ativo aquando da contração do tabuleiro. Por outro lado, com a expansão do tabuleiro surgem impulsos laterais do solo sobre o encontro elevados, e em paralelo a ação cíclica sobre o solo conduz ao aparecimento de um fenómeno conhecido por ratcheting. Este corresponde ao aumento dos impulsos laterais a cada ciclo de deslocamento, resultante da compactação irreversível do solo a tardoz do encontro.Atualmente, as limitações da conceção integral podem ser evitadas utilizando geomateriais, permitindo construir pontes integrais com comprimentos totais superiores. Neste trabalho é apresentada uma solução de estabilização que utiliza elementos de solo-cimento em conjunto com uma placa de EPS resiliente. Adicionalmente, a modelação numérica realizada, através de um modelo de elementos finitos 2D, permitiu identificar os fenómenos referidos assim como quantificar a redução dos impulsos laterais pela utilização de uma inclusão elástica.
dezembro 3, 2012, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Prof Auxiliar Convidado