Dissertação

Análise dos padrões de degradação da qualidade geométrica de via para apoio à estratégia de manutenção. Caso de estudo da Unidade Operacional Sul da Rede Ferroviária Portuguesa EVALUATED

O presente trabalho avalia o impacto das características da infraestrutura ferroviária na degradação e manutenção da qualidade geométrica da via. Para a execução do trabalho foi criada uma extensa base de dados relativa a mais de 330 km de linhas convencionais da rede ferroviária nacional, separadas em troços de 100 metros nos quais se analisaram os seguintes parâmetros: tipo de travessa, tipo de fixação, estado de conservação do balastro, qualidade da plataforma, tipo de perfil transversal, existência de problemas de drenagem ou de pontos notáveis (aparelhos de mudança de via, passagens hidráulicas, passagens inferiores, passagens de nível e obras de arte). Procurou-se ainda efetuar uma análise probabilística que explique adequadamente o fenómeno da taxa de degradação. Adicionalmente foi feito o cruzamento dos dados com o historial de ataques mecânicos pesados e ligeiros executados nos últimos 6 anos (2006-2011). Os resultados demonstram um considerável impacto da qualidade da plataforma, do tipo de perfil transversal ou da existência de pontos notáveis na degradação e manutenção da qualidade geométrica de via provando o interesse de se considerar uma detalhada caracterização da subestrutura para uma melhoria dos processos de apoio à tomada de decisões de manutenção e renovação.
infraestrutura ferroviária, degradação da geometria de via, manutenção, ataque mecânico pesado

Julho 18, 2012, 10:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar