Dissertação
Análise termo-hidro-mecânica tridimensional para estudo do comportamento deformacional de plataformas ferroviárias devido a acções atmosféricas EVALUATED
A infra-estrutura ferroviária tem um papel fundamental na vertente económica e contenção de custos, pois a introdução da alta velocidade está intimamente relacionada com a sua qualidade geométrica e homogeneidade. Tendo em conta que a passagem de um comboio provoca a actuação de cargas dinâmicas, que simultaneamente com a actuação das condições atmosféricas degradam a via, a previsão desta degradação permite a comparação de opções e minimização dos custos de manutenção. Na presente dissertação efectuam-se duas grandes análises tendo em conta a modelação tridimensional por elementos finitos com o software CODE_BRIGHT. Na primeira análise abordam-se vários casos de estudo sob a acção das condições atmosféricas em que o assentamento diferencial adquire especial. Na segunda análise avalia-se a previsão da degradação da plataforma para vários casos, através dos resultados de deformação e extensão no topo desta a longo prazo, numa análise termo-hidro-mecânica. Os resultados obtidos confirmam o interesse das análises efectuadas. Na primeira análise verifica-se que a inclusão da cunha de transição torna a transição mais progressiva. Verifica-se, ainda, no caso de estudo da transição de solos com diferentes rigidezes que é significativa a diferença quando se introduz um solo de rigidez intermédia, tornando a transição mais suave. Na segunda análise, os resultados mostram, que a diminuição do nível freático resulta numa diminuição das extensões e deformações permanentes no topo da plataforma, enquanto um aumento da altura da plataforma se traduz numa diminuição da extensões e num aumento das deformações no topo da plataforma.
julho 17, 2012, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Paulo Manuel da Fonseca Teixeira
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar