Dissertação

Cost benefit analysis and ex-post evaluation for railway upgrade projects. Ex-post economic evaluation, evaluation of traffic disturbance during construction and evaluation of travel time variability EVALUATED

O objectivo desta tese é de definir as presentes limitações da metodologia das análises-custo benefício usadas na Europa, através de casos de estudo na Hungria. Também visa recolher e sumarizar as principais conclusões na área da investigação das avaliações ex-post. Três principais áreas de investigação foram delineadas e baseadas em capítulos metodológicos. Dois projectos Húngaros de melhorias de caminhos-de-ferro foram avaliados economicamente. A mudança de metodologia na análise custo-benefício teve um maior impacto através dos indicadores económicos do que nos parâmetros de entrada. Tem de ser realçado que, baseado na avaliação ex-post, um dos projectos poderia não ter sido financiado pelo Programa Operativo de Transportes da Hungria, visto que os indicadores económicos não atingiram os valores mínimos. Para além da análise económica, perdas financeiras foram avaliadas, visto que estes projectos causaram distúrbios significativos aos operadores durante o período de construção. A variação nos tempos de viagem foi analisada. Das metodologias existentes, uma foi seleccionada e desenvolvida para poder ser usada na Hungria. Os cálculos foram feitos através de um caso de estudo de modo a determinar a importância dos impactos. Concluiu-se que este factor pode ter um efeito significante nos resultados de qualquer análise económica. Há necessidade de mais avaliações ex-post, no âmbito de projectos de melhorias em caminhos-de-ferro, de modo a compreender os impactos que daí antevêem. No que diz respeito à variação nos tempos de viagem há necessidade de mais investigação para determinar os parâmetros de uma metodologia adequada ao caso Húngaro.
avaliação ex-post, melhorias aos caminhos-de-ferro, metodologia da análise custo-benefício, variação no tempo de viagem

Abril 12, 2012, 16:30

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Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar