Dissertação
Modelação Numérica do Galgamento em Estruturas Marítimas Porosas EVALUATED
O galgamento é um fenómeno que ocorre em estruturas marítimas se o espraiamento for suficientemente elevado para permitir a passagem de água sobre o coroamento da estrutura. Dependendo da forma como as ondas incidem na estrutura, do nível do mar e das condições atmosféricas, o galgamento pode dar-se por diferentes vias: veia líquida contínua sobre a superfície do coroamento, salpicos ou borrifos. Neste trabalho, o fenómeno do galgamento foi estudado aplicando um modelo numérico, AMAZON, formulações empíricas e uma ferramenta neuronal ao quebra-mar Poente do Porto de Pesca de Albufeira, que constitui uma estrutura marítima porosa. O modelo AMAZON utiliza as equações não lineares de água pouco profunda (Hu, 2000). Na sua aplicação e exploração fez-se uma análise de sensibilidade aos parâmetros que caracterizam a estrutura. Concluiu-se que a porosidade é o factor que mais influencia o galgamento, seguindo-se a velocidade máxima que o escoamento pode ter durante a transferência entre as camadas superficial e porosa da estrutura. Os parâmetros foram ajustados por comparação de resultados do caudal médio galgado com o modelo numérico IH-2VOF (Losada et al., 2008 e Mariz et al., 2012), baseado nas equações RANS, devido à impossibilidade de validação com dados de campo. Utilizaram-se as formulações empíricas de Owen (1980) e de Pullen et al. (2007) e ainda a ferramenta neuronal, NN_OVERTOPPING2 (Coeveld et al., 2005), quer à escala do protótipo, quer à escala do modelo. Por comparação de resultados verificou-se que a formulação de Owen apresenta menores diferenças em relação aos resultados do modelo AMAZON.
novembro 28, 2012, 15:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar