Dissertação
Noise contour calculation from measured data - Runway 03/21 Lisbon Airport EVALUATED
O ruído é nos dias de hoje o problema ambiental mais importante ao redor dos aeroportos. Como o transporte aéreo esta a crescer continuamente, o numero de aviões sobrevoando as cidades também esta a crescer e o problema de ruído não vai diminuir nos próximos anos. O aeroporto de Lisboa é um exemplo excelente deste problema por estar localizado dentro da cidade e porque as rotas operativas sobrevoam áreas muito populosas. Atualmente para avaliar o impacto de ruído a ferramenta mais usada são os mapas do ruído produzidos à volta dos aeroportos. Estes são calculados com base em relatórios de vôo conjugados com elementos fornecidos pelos fabricantes de aviões. Esta dissertação propõe um método para obter os mapas de ruído a partir da sua medição em vez de usar os dados dos fabricantes de aviões. Não são precisas medições nas 24 horas do dia porque são definidas as ?horas típicas?, horas medias que dependem dos tipos dos aviões e das partes do dia. Para estudo futuro apresentamos uma proposta de redução de ruído do autor (Multiple thresholds), baseada na definição de dois limiares (thresholds) para a pista 03, um para os aviões tipo D e E e outro para os aviões tipo C ou menores. Salienta-se que o estudo proposto é apenas valido para a manobra de aterragem.
março 2, 2012, 9:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar