Dissertação
Tabuleiros em duplo caixão misto aço-betão para linhas ferroviárias de alta velocidade . Estudo do comportamento dinâmico sob acções de trafego. EVALUATED
O principal objectivo desta dissertação é estudar uma solução construtiva alternativa às pontes ferroviárias de alta velocidade tradicionais (caixão de betão pré-esforçado), tendo principal incidência na análise do comportamento dinâmico. Este estudo envolveu uma sistematização dos principais aspectos regulamentares a ter em conta no dimensionamento de pontes ferroviárias, nomeadamente no que se refere à quantificação das acções relacionadas com o tráfego e dos efeitos dinâmicos associados, às verificações a efectuar tendo em conta os aspectos relacionados com a segurança estrutural (amplificações dinâmicas), com a segurança da via e com o conforto dos passageiros. De entre as metodologias de análise numérica foram descritas muito sucintamente as metodologias com interacção ponte-comboio e sem interacção ponte-comboio. Para esta última foi descrita a sua forma de implementação e validação no programa de cálculo comercial SAP2000. Na principal aplicação da presente dissertação, foi efectuado o estudo do comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária com dupla acção mista, tratando-se de uma ponte constituída por dois caixões metálicos, uma laje de betão superior e laje inferior na zona dos apoios. As análises dinâmicas foram efectuadas para a passagem de diversos comboios em circulação na rede europeia de alta velocidade e dos comboios referentes ao High Speed Load Model A (HSLM-A). A resposta da ponte foi avaliada em termos da segurança estrutural, da segurança da via e do conforto dos passageiros.
dezembro 12, 2011, 14:30
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Catedrático