Dissertação

Técnicas de Construção de Túneis com Tuneladora - Prolongamento da Linha Vermelha do Metro - Alameda a São Sebastião - do Metropolitano de Lisboa - LGV Est Européene 2ª Fase - Troço H - Lote 47: Túnel de Saverne EVALUATED

Quando a superfície está ocupada, e é complicado ocupar o espaço urbano aéreo por motivos técnicos ou legais, a solução é crescer por baixo. A rede de metropolitano das grandes cidades tende a desenvolver-se ao longo das principais artérias rodoviárias, motivo pelo qual, o método de construção de um túnel para o metropolitano tenha que atentar à minimização dos impactes ao nível do tráfego automóvel, à integridade das infra-estruturas rodoviárias, e de todas as construções adjacentes ao eixo de desenvolvimento do túnel. No Prolongamento da Linha Vermelha do Metro - Alameda a São Sebastião - do Metropolitano de Lisboa utilizou-se uma Tuneladora com escudo de contrapressão de terras para escavar o túnel. Um escudo de contrapressão de terras opera exercendo uma pressão de suporte equivalente à pressão que o terreno exerce sobre a frente da máquina. A máquina ao furar atua como revestimento primário da secção escavada e coloca o revestimento final do túnel em aduelas de betão armado pré-fabricadas. Na obra do LGV Est Européene 2ª Fase - Troço H - Lote 47: Túnel de Saverne para o Résseau Ferré de France está em operação uma Tuneladora com escudo de contrapressão de terras. Trata-se de um túnel ferroviário para a ligação de alta velocidade entre Paris e Strasbourg. É um túnel fora do ambiente urbano. De um modo geral, o recurso a Tuneladoras permite obter avanços diários significativos, oferecendo uma maior segurança durante a totalidade do processo de escavação.
Tuneladora, escudo, back-up, contrapressão de terras, aduelas, escavação

novembro 11, 2011, 15:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Alexandre da Luz Pinto

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Prof Auxiliar Convidado