Dissertação
Avaliação do coeficiente de atrito em aeroportos portugueses: O caso do aeroporto de Lisboa EVALUATED
A boa gestão e manutenção de uma infraestrutura aeroportuária são essenciais para o seu funcionamento integral em condições de segurança e economia. A deterioração dos pavimentos, os quais são essenciais para o bom funcionamento de um aeroporto, relaciona-se directamente com a ocorrência de incidentes e/ou acidentes que podem ter consequências catastróficas, daí desenvolvimento de indicadores que permitem avaliar o estado de um pavimento e com isso definir acções de manutenção e reabilitação, como é o caso do coeficiente de atrito. A introdução de Sistemas da Gestão de Pavimentos Aeroportuários permitiu aos responsáveis pelos aeroportos conciliar a manutenção das condições de segurança a custos controlados, proporcionando assim a preservação dos pavimentos por um período alargado de uma forma economicamente sustentável. Em conjunto com a ANA Aeroportos de Portugal, e como apoio à implementação de um novo sistema de gestão de pavimentos, procurou-se entender o comportamento do coeficiente de atrito numa das pistas do Aeroporto Internacional de Lisboa. Neste sentido, analisaram-se dados históricos de levantamento de atrito por parte da ANA e através da sua observação tentou-se perceber de que modo é que estes estariam relacionados com a natural evolução temporal, com eventuais problemas no pavimento ou com o tráfego que utiliza o pavimento em causa. Com base nos resultados a que se chegou, foram dadas recomendações para práticas futuras no que respeita ao coeficiente de atrito e a pista em causa. Dada a existência de algumas situações anormais tentou-se perceber a causa e de que modo é que poderiam ser mitigadas.
outubro 19, 2011, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Luís Guilherme De Picado Santos
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Catedrático