Dissertação
Avaliação e reforço sísmico de edifícios escolares. Análise de um caso de estudo com estrutura em alvenaria. EVALUATED
Muitos dos edifícios escolares em Portugal não foram concebidos para os actuais requisitos de segurança estrutural e exigências do sistema educativo pelo que cada vez mais vêem acentuadas as suas debilidades estruturais e carências funcionais. O Programa de Modernização do Parque Escolar promove uma melhor adequação dos espaços no desempenho das funções lectivas, apostando fortemente na reabilitação e reforço dos edifícios, especialmente no que se refere ao incremento das condições de habitabilidade, eficiência energética, e segurança sísmica. Procurou-se, a partir da verificação de segurança sísmica da Escola Secundária de Tomás Cabreira, reflectir sobre a verificação da segurança e o reforço estrutural de edifícios em alvenaria no seu geral. Pretende-se a aplicação de uma metodologia expedita de maior cariz prático, passível de utilização corrente em engenharia e que tenha em conta as dificuldades reais na avaliação da segurança sísmica de edifícios antigos em alvenaria. Esta metodologia baseia-se em análises dinâmicas lineares por espectro de resposta em que é admitido um funcionamento das paredes no seu plano. A utilização de um caso de estudo real possibilita a aplicação desta metodologia e a definição de linhas orientadoras de reforço sísmico a ter em conta na intervenção que este edifício será sujeito. Do ponto de vista regulamentar, baseou-se fortemente na norma sísmica italiana OPCM 3274/343 ao nível dos procedimentos e propriedades de referência dos materiais, e no Eurocódigo 8 e Regulamento de Segurança e Acções para Edifícios e Pontes para a definição da acção sísmica.
dezembro 12, 2011, 11:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
CO-ORIENTADOR
António Manuel Candeias de Sousa Gago
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Jorge Miguel Silveira Filipe Mascarenhas Proença
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Associado