Dissertação
Propostas de intervenção para carreiras de transportes colectivos em troços de reduzida velocidade comercial EVALUATED
Este trabalho tem como objectivo principal estudar os aspectos que podem reduzir a velocidade comercial, a fim de elaborar medidas que possam ser aplicadas para a maximizar. Com esse objectivo e com a ajuda da Rodoviária de Lisboa, a Avenida de Moscavide em Moscavide foi escolhida para ser estudada. Um modelo de Microssimulação foi construído para simular a Avenida de Moscavide, os serviços de autocarro, trânsito, peões, estacionamento em segunda fila e operações de carga/descarga. De seguida, foram testadas várias medidas potenciais neste modelo, como a redução da distância entre as paragens, a variação da duração das paragens, a variação dos volumes de tráfego, a variação dos fluxos de peões, e a incidência do estacionamento em segunda fila e das operações de cargas/descargas. Os resultados obtidos mostraram que os fluxos de peões, o estacionamento em segunda fila e as cargas/descargas têm um forte impacto na velocidade comercial. Pelo que, uma forte redução ou eliminação dessas restrições implica mudanças até 42% na velocidade comercial. Por outro lado, a redução da distância entre paragens de 500m a 250m reduz a velocidade comercial em 14%. Neste trabalho são discutidos estes resultados e as implicações que eles podem ter sobre a concepção de medidas e políticas destinadas a aumentar a velocidade comercial.
outubro 24, 2011, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Prof Auxiliar Convidado