Dissertação
Adaptações do layout e procedimentos em terminais aeroportuários tendo em vista a fluidez no escoamento de passageiros e bagagens EVALUATED
O objectivo da presente dissertação é avaliar soluções que reduzam o tempo mínimo de comparência dos passageiros nos terminais aeroportuários antes do horário de partida dos voos, através da melhoria da fluidez no escoamento de passageiros e bagagens. As soluções a estudar incidem em adaptações do layout e dos procedimentos. A tese analisa o processo de viagem desde o momento da compra do bilhete até à saída do terminal de destino, focando os processos de Controlo de Segurança. São analisados os principais problemas da indústria aeronáutica: a problemática da segurança do pós 11 de Setembro e a facilitação que tem diminuído com as crescentes medidas de segurança. São estudadas as soluções que a indústria tem lançado para resolver os problemas da segurança e melhorar a facilitação. Através de uma exploração iterativa foi encontrada uma solução que responde aos objectivos da tese. A solução consiste num serviço, ?Serviço Fast Track?, que permite que os passageiros que a ele aderem (passageiros ?Fast Track?) acompanhem a sua bagagem de porão até à porta de embarque. O controlo destes passageiros e suas bagagens é realizado em separado dos restantes passageiros. Após o Controlo de Segurança os passageiros Fast Track utilizarão um corredor directo até às portas de embarque. O Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa foi objecto de estudo da aplicabilidade do Serviço Fast Track. Utilizando o software SIMUL8 foi analisada a viabilidade do Serviço Fast Track concluindo-se que é vantajoso para o público-alvo ? passageiros frequentes que transportem uma bagagem de porão.
novembro 3, 2011, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
José Manuel Caré Baptista Viegas
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Catedratico