Dissertação
Real-time trip-planner in urban public transport specifications and preliminary tests for Lisbon EVALUATED
As fortes alterações económicas e sociais verificadas nas cidades nas últimas décadas conduziram ao aumento e diversificação dos padrões de mobilidade. A análise de literatura revelou que a procura de transporte público está largamente condicionada pelo tipo e rigor da informação fornecida ao utilizador, especialmente na incerteza nos tempos de espera. Pretende-se com este estudo criar um sistema de planeamento de viagens em tempo-real na rede de transportes públicos. Este sistema potencialmente informará os clientes acerca de qual o melhor percurso para realizar a viagem desejada, no momento pretendido, e qual o tempo de viagem previsto. A informação providenciada será baseada na posição actual dos veículos na rede e nas estimativas dos tempos de viagem nos segmentos do percurso. Utilizando a informação dos registos de circulação da Carris de 4 meses, foi criado um processo de datamining para analisar e classificar a informação de tempos de viagem e velocidades. Esta informação foi posteriormente incluída num modelo baseado em agentes que pretende simular a operação da rede de transportes da Carris e gerar um sistema de previsão de tempos de viagem em tempo-real. Neste ambiente de simulação foi finalmente introduzido um sistema de queries dinâmicas de forma a poder obter os melhores percursos, a uma dada hora do dia. Para validar o modelo, foram realizados um conjunto de testes de aderência a dados reais e de precisão nos planos de viagem. Os resultados obtidos demonstram que esta ferramenta pode tornar-se de grande utilidade e valor para os utilizadores de transporte colectivo.
novembro 3, 2011, 15:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR)
Investigador
ORIENTADOR
José Manuel Caré Baptista Viegas
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Catedratico